O SINDUSFARQ

Um dos sindicatos mais antigos do estado de Minas, o SINDUSFARQ foi fundado em 1932 por um grupo de idealistas para defender os interesses da indústria farmacêutica. Posteriormente, com a ampliação das áreas de atuação, o SINDUSFARQ passa atender além das indústrias de produtos farmacêuticos, as indústrias de produtos químicos para fins industriais e cosméticos no estado de Minas Gerais. Isso com o intuito de fortalecer, desenvolver, potencializar e representar todo o setor.

Hoje, o SINDUSFARQ representa um grupo industrial fortíssimo e este corresponde ao segundo lugar de arrecadação no PIB estadual.

Conheça um pouco da história:

1932 – Fundação do Sindicato por um grupo de farmacêuticos: Syndicato dos Industriaes de Productos Pharmacêuticos de Bello Horizonte;
1933 – Participação ativa da criação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)
1958 – Decreto da regulamentação da Indústria Farmacêutica no Brasil;
1969 – Aumento da base territorial: contempla todo o estado
1972 – Expansão territorial e representação da “Indústria de produtos químicos para fins comerciais”. Destaca-se a indústria cosmética e higiene pessoal;
1981 – Convênio de Controle de Qualidade com a Faculdade de Farmácia da UFMG;
2000 – Implantação de ações visando o associado nas áreas tributária, meio ambiente, vigilância sanitária, análises laboratoriais, além de capacitações e fomento de negócios internacionais.;
2017 – Mudança para a nova sede e redução da alíquota de 27% para 3% do ICMS aplicado ao setor cosmético.

MISSÃO

Apoiar as indústrias dos setores farmacêutico, químico e cosmético no desenvolvimento, fortalecimento e competitividade a fim de buscar a melhoria contínua das condições socioeconômicas do estado.

Desenvolvimento sustentável
Ética, cidadania e qualidade de vida
Qualidade, produtividade e competitividade