Indústrias do segmento de cosméticos associadas ao Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no estado de Minas Gerais (SINDUSFARQ) escolheram o Minas Trend, um dos maiores eventos de moda, para apresentar os lançamentos do setor.  Produtos de beleza têm sinergia perfeita com o segmento de moda e a ação promocional foi uma oportunidade para o público conhecer o mercado mineiro. Ao todo, cinco indústrias participaram do evento com produtos no stand do SINDUSFARQ, a Alva Cosméticos, Bravir, Cheveux, Maxi Brasil e Soft Hair. O stand do SINDUSFARQ também contou com demonstração de maquiagem oferecida pela marca Make More, do grupo Maxi Brasil; diagnóstico de cabelo e distribuição de brindes. Além disso, todos os dias foram sorteados kits com produtos das marcas participantes. 

O presidente do SINDUSFARQ, Carlos Mário de Moraes, reforça que a indústria de cosmético tem lançamentos contínuos para acompanhar as tendências e busca avanços tecnológicos para aprimorar processos e competir com produtos inovadores. “As empresas mineiras de cosméticos têm conquistado um lugar de destaque e tem uma ótima avaliação com produtos diferenciados e de alta qualidade. É a primeira vez que participamos desse importante evento para mostrarmos a força das marcas mineiras”, afirmou. Minas avança na produção de produtos de beleza se alinhando com uma tendência nacional. O Brasil hoje ocupa a 3ª posição no ranking mundial no consumo de cosméticos, segundo a empresa Euromonitor International. E a cada ano cresce o consumo do brasileiro, aproximando dos Estados Unidos e Japão, atuais líderes mundiais. 

Para Letícia Rodrigues, diretora da Soft Hair e da SINDUSFARQ, indústria especializada em produtos para cabelo, corpo e linha de produtos profissionais, os investimentos no mercado de cosméticos têm gerado bons resultados e melhorado o desempenho do setor. “As marcas de cosméticos mineiros dão passos firmes e, mesmo em um mercado dominado por gigantes, nossas indústrias se destacam oferecendo produtos inovadores e com excelentes resultados. Estar presente no Minas Trend reforça o que vem sendo construído e amplia o alcance das marcas locais para o público mineiro”, garante.  

Presente no mercado há mais de 30 anos, o mix da empresa conta com mais de 300 itens ativos, com produtos que incluem defrizantes para o cabelo e manteigas capilares, como a manteiga de karité. Com a mais nova descoberta sobre o funcionamento do crescimento capilar lançou o Bioplex, um produto para o crescimento de novos fios e tratamento da calvície. Ainda possui a marca Bio Soft, especializada em cuidados com a pele que inclui ceras depilatórias, cremes para os pés (Lisapé) e mãos, além de esfoliantes corporais. A empresa também investe na exportação para o Egito, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos e Colômbia. 

Outra indústria que participou do evento é a Cheveux, que há 30 anos atua no mercado de beleza e de cuidados com o corpo com um mix diversificado de produtos com as linhas Frizon e Evolut, oferecendo soluções profissionais para todos os tipos de cabelo. Possui também a linha KeroPé, específica para tratamento dos pés. E para cuidar da pele oferece protetores solares da linha Lock 2000. 

“Nosso setor caminha junto com a moda, pois se relacionam diretamente com autoestima, beleza e cuidados com a saúde. Logo, entendemos que ao participar do Minas Trend abre uma janela de visibilidade para a indústria mineira de cosméticos. Essa visibilidade se volta para um público que talvez não tenha noção do alto nível de qualidade e representatividade do Cosmético mineiro, que a cada dia ocupa seu espaço no cenário nacional”, afirmou Tiago Villani, diretor da Chevex. 

Bravir, que atua há 40 anos no mercado com produtos farmacêuticos e cosméticos com foco em saúde e pele, também esteve presente no stand. A Bravir é a única empresa no Brasil a produzir uma linha completa de produtos à base de Cânfora no evento, ela apresentou a linha de protetores labiais Laby. “O mercado é muito concorrido e as vezes não dispomos dos mesmos recursos tecnológicos e de investimento em marketing dos nossos concorrentes multinacionais. O desafio é grande e a única maneira de sermos bem sucedidos é desenvolvendo produtos que atendam às necessidades dos consumidores e que cabem no bolso. O conceito de beleza e cuidado está mudando. As ideias impostas pelo mercado vêm dando lugar ao conceito individual das próprias pessoas. Isso nos obriga a cada vez mais estar em contato direto com os consumidores. O Minas Trend foi uma ótima oportunidade para esse tipo de aproximação”, disse Ricardo Braga, diretor da Bravir. 

Já a Maxi Brasil oferece ampla linha de tratamento para os cabelos, incluindo uma linha profissional. A empresa possui fórmulas que usam matérias-primas biodegradáveis ​​e as embalagens controladas através do programa de responsabilidade social pós-consumo. A empresa não realiza provas em animais e atua com processos limpos e com baixo consumo de energia. Durante o evento, a Maxi Brasil levou as maquiagens da “Make More” que é o resultado da maquiagem profissional aliada a skincare, respeitando o meio ambiente, cada etnia e estilo de vida. Somos uma marca genuinamente brasileira que busca suas fontes na diversidade. Sabemos da amplitude do mercado e em função dessas dimensões nosso desenvolvimento é segmentado”, afirmou Juliana Caires, gerente de produto. 

A Alva Cosméticos atua há 10 anos de mercado, comercializa cosméticos em todo o Brasil, possui três marcas próprias, Brasil Ervas, Seed e Afinidade, conhecidas como Ludmilla Bonelli, Raia Drogasil, Amphora, Zeta Skin, entre outras.