O Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no Estado de Minas Gerais (SINDUSFARQ) com apoio da Secretaria de Saúde de Minas Gerais e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), promoveu no último dia 25/04, o “Encontro anual Anvisa, Visa-MG e fabricantes de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde de Minas Gerais”. O encontro, que teve como sede o Centro de Inovação e Tecnologia do Sistema FIEMG – CIT SENAI FIEMG e, como objetivo o estreitamento de parcerias, discussão da qualidade e inovação na cadeia produtiva do setor de fármacos e cosméticos.

O público presente somou mais de cem pessoas, que acompanharam uma programação robusta. O evento tratou de diversos temas de suma relevância para o setor como o desenvolvimento de processos industriais através da tecnologia, procedimentos, inovação para elaborar produtos e como se adequar as mudanças ocorridas nos assuntos regulatórios.

O SINDUSFARQ proporcionou um diálogo entre empresários, técnicos e representantes da Anvisa sobre a complexa regulamentação do setor.

Segundo Jomar Costa Rodrigues, Coordenador Técnico do sindicato, com este encontro foi possível atingir 3 grandes metas: aproximar os empresários dos órgãos regulatórios, apresentar o CIT/SENAI FIEMG e sua capacidade em apoio as empresas e gerar ainda mais confiança junto aos órgãos regulatórios. “Realmente conseguimos trabalhar muito bem nossas metas. Na primeira conseguimos, mais uma vez, a aproximação das empresas com os órgãos regulatórios de nível federal e estadual, além dos representantes da Visa-MG que atuam no interior do estado. Num segundo momento, diferente dos demais encontros, promovemos para aos participantes a experiência de conhecer de perto o conjunto de institutos de inovação e tecnologia focados na competitividade industrial, o CIT-SENAI FIEMG. Além disso foi possível ver o potencial instalado e as possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de inovações. E por fim, a geração de confiança junto aos órgãos regulatórios”, comenta Rodrigues.

“Acreditamos que ao promover eventos como esse podemos estabelecer um processo de discussão contínua sobre as ações perante a produção do complexo da saúde no estado e congregar forças nas questões de âmbito nacional”, afirma Hélio Volpini, Coordenador Executivo do SINDUSFARQ.

Vale lembrar que o propósito do SINDUSFARQ é dar continuidade na realização de ações que aflijam o dia-a-dia das empresas que representa. As empresas associadas ao sindicato possuem estratégias e acessos exclusivos, que visam garantir a aptidão de gerar produtos dentro das normas vigentes, além de proporcionar o crescimento, soluções e diferencial de mercado. O foco é no trabalho em conjunto para qualificar cada vez mais as indústrias de Minas e melhorar a qualidade dos produtos e serviços para a população, e desta forma, promover a constante evolução do setor.